Rua dos Pioneiros, 1127 – Centro – Agrolândia – SC, 88420-000

Seg-Sex 07:30 -12:00 e 13:15 – 18:00

5 indicadores de manutenção que você precisa acompanhar na sua indústria

5 indicadores de manutenção que você precisa acompanhar na sua indústria

Sabe qual a relação da retomada da indústria brasileira com os indicadores de manutenção? Pode até parecer que são dois assuntos distantes, mas os fatores estão diretamente relacionados.

Para que as produções alcancem máxima performance e recuperem todos os resultados perdidos no decorrer de 2020, devido aos efeitos da pandemia, as máquinas e equipamentos precisam estar em pleno funcionamento.

Sendo assim, este é o momento de dedicar máxima atenção aos indicadores de manutenção da sua indústria e contribuir com os avanços do país. Por isso, listamos aqui os cinco principais pontos que devem ser mensurados.

Nesta leitura, você compreenderá melhor como deve acompanhar o desempenho de máquinas e equipamentos. E, desta forma, elevará não só as estatísticas nacionais, como também os bons resultados da sua empresa.

Isso porque, ao calcular corretamente os indicadores de manutenção, é possível reduzir custos e evitar as paradas imprevistas na produção. Confira!

Os indicadores de manutenção são aliados da superação industrial

Sabemos que 2020 foi um ano desafiador para indústrias de diversos setores, como também deve ter sido para a sua. Porém, com muita dedicação, hoje o Brasil está superando as dificuldades e retomando os trabalhos rumo ao crescimento.

Segundo informações compartilhadas pelo Governo Federal, a economia brasileira está entre os destaques dentre as emergentes. As informações são baseadas nos indicadores da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Para você entender esta afirmação, a OCDE considera o número 100 como a média de longo prazo para a expansão do crescimento. E o Brasil avançou da pontuação 102,9 em outubro para 103,5 em novembro. Além disso, a OCDE prevê crescimento de 2,6% do PIB brasileiro em 2021.

Neste cenário, conforme compartilhado pelo portal “Money Times”, a indústria brasileira apontou crescimento por seis meses seguidos. Atualmente, está 1,4% acima do nível de fevereiro, mês antes de a pandemia se agravar.

Isso reflete toda a atenção que os gestores estão tendo para manter o alto desempenho das produções. Desta forma, é importante considerar os indicadores de manutenção como aliados da indústria nacional. Afinal, sem máquinas e equipamentos funcionando, as produções podem parar e, assim, os avanços retrocederem.

5 indicadores de manutenção que você precisa acompanhar na sua indústria
Os indicadores de manutenção ajudam você a realizar a gestão e manter as operações em dia.

Conheça os cinco principais indicadores de manutenção

Agora, vamos apresentar aqui os principais indicadores de manutenção que você precisa acompanhar na sua indústria.

São KPIs (Key Performance Indicators) que ajudam você a realizar a gestão e a manter as operações em dia. As informações são baseadas no conhecimento de especialistas em automação industrial, incluindo a equipe Tecnews.

1. Manutenção Preventiva

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância da Manutenção Preventiva, mas vale a pena reforçar. Este indicador é fundamental para que você planeje tudo o que precisa para evitar problemas nos equipamentos.

Com estes cuidados específicos, é possível manter o desempenho, reduzir o desgaste e, assim, otimizar os custos.

Para isso, existe uma fórmula que pode agregar e muito à forma como você realiza a manutenção preventiva. Basta listar e dividir a quantidade de tarefas realizadas pelas programadas.

2. MTBF

MTBF significa Mean Time Between Failures. Este termo em inglês define o tempo médio entre as falhas apresentadas por máquinas e equipamentos.

Para calculá-lo, subtraia o número equivalente ao tempo de parada da quantidade de horas de funcionamento. Não se esqueça de multiplicar o tempo de horas por 60.

Assim, este total deve ser dividido pelo número que represente a quantidade de problemas que resultaram no tempo parado. Para, assim, você conseguir visualizar quantas falhas estão acontecendo entre um determinado período.

3. MTTR

Também existe o MTTR, outra sigla vinda do inglês, mas que significa “Mean Time To Repair“. Ou seja, trata do tempo médio entre os reparos realizados.

Apesar de nome semelhante ao anterior, este indicador de manutenção tem um cálculo mais simples. O MTTR somente considera a divisão do tempo de parada pela quantidade de paradas dos equipamentos.

4. Availability

Agora, é hora de colocar em prática os dois indicadores de manutenção aprendidos acima para calcular a Availability, em tradução, a disponibilidade dos ativos industriais.

Para chegar ao resultado deste KPI, basta dividir o MTBF pela soma do MTBF com o MTTR. E, em seguida, multiplicar o valor por 100%.

Com isso, é possível saber se a máquina está operando conforme programado. E quanto maior o resultado obtido, melhor para a gestão da manutenção.

5. HH

O indicador de manutenção Homem-Hora refere-se a forma como são mensurados o tempo que os trabalhadores dedicam às manutenções.

Este inclui as atividades preventivas, preditivas e corretivas. Assim, fica mais claro saber se o controle está sendo realizado da maneira correta na indústria.

Basta dividir o total de horas programadas para estes serviços pelo total de manutenções que esperam realizar ou que devem ser realizadas.

E então?

Ao elencar os principais indicadores de manutenção, esperamos que você consiga elevar o desempenho da sua produção. Pois, com isso, você acompanhará a evolução do mercado e manterá a empresa longe dos riscos.

Vale lembrar que a manutenção de máquinas e equipamentos é fundamental para manter a segurança industrial.

Uma vez que estas são operadas por pessoas, você precisa se antecipar aos problemas. Para que, assim, manter a saúde e bem-estar dos colaboradores .

Entendemos que, na sua intensa rotina de trabalho, você precisa dedicar atenção a muitos pontos. Mas a manutenção precisa estar entre as prioridades.

Desta forma, é importante contar com profissionais que contribuam com suas responsabilidades, agregando a confiança necessária para manter as operações.

Por isso, reforçamos nosso compromisso com o seu trabalho e nos colocamos à disposição para ajudar você com tudo o que precisa na instalação e manutenção elétrica industrial. Entre em contato e faça seu orçamento sem compromisso para conhecer mais sobre nossas soluções!

10 benefícios de fechar projetos elétricos completos com a Tecnews!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *