A tecnologia, desde seu advento, beneficiou e vem beneficiando rotinas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Quanto a isso, as atividades se tornaram menos manuais e muito mais práticas.
No que se refere à automação industrial, um recurso amplamente utilizado é o CLP — Controlador Lógico Programável, capaz de otimizar os processos.
De forma simplificada, ele nada mais é do que um computador responsável por automatizar máquinas e etapas da operação. Sobretudo quando pensamos nos avanços a partir da chamada Indústria 4.0, vemos o quão relevante é tal recurso.
Uma boa definição do CLP pode ser encontrada pela NEMA — National Electrical Manufacturs Association, que o explica enquanto “um aparelho eletrônico digital que utiliza memória programável para armazenar internamente instruções e para implementação de funções específicas, tais como lógica, sequenciamento, temporização contagem aritmética, entre outros”.
Neste conteúdo, você terá acesso a diversas informações sobre o CLP, vendo como ele pode contribuir para que haja mais produtividade no seu negócio, aumentando, inclusive, a competitividade diante do mercado.
No fim, você perceberá se faz sentido adquirir um com base nas suas principais vantagens. Continue a leitura e confira!
Como um CLP pode contribuir na indústria?
Se você deseja obter vantagens, de modo a aprimorar as atividades do seu setor, saiba que um bom dispositivo, como o CLP, pode ser um grande aliado.
Seu surgimento data do final dos anos 60, visando atender a necessidade de uma grande marca de automóveis. Ela queria mudar rapidamente os processos das suas linhas de produção, sem gastar muito.
Na época, uma das suas demandas estava direcionada à vontade de produzir carros de um mesmo modelo, porém, com cores diferentes. Isso, sem ter que paralisar o trabalho e reformular painéis e comandos, o que levava tempo e era custoso.
Deste modo, a partir de um olhar de mercado que buscava cada vez mais trabalhos personalizados, não havia outro caminho a não ser inovar e buscar soluções para os problemas vigentes, que impediam a existência de uma produção otimizada.
Como se pode imaginar, essa solução se daria por três letras — CLP, criado por uma empresa norte-americana e, revolucionando o campo da automação industrial. Na prática, o que ele faz é simplificar alterações processuais, contribuindo para que as transformações ocorram sem grandes danos.
Nesse sentido, respondendo de maneira bem direta, esse tipo de recurso é capaz de contribuir para mais produtividade e competitividade para sua indústria através de alguns pontos, tais como no que se refere à redução de desperdícios de matéria-prima, menos tempo de produção e custo de mão de obra. Ou seja, no saldo geral, ele auxilia até mesmo em ganhos financeiros.
Ademais, é uma boa opção em relação aos painéis de relés, que costumam exigir muito tempo para atualizações e manutenções periódicas, afinal, um CLP não apenas minimiza gastos com manutenção devido à sua resistência, ele também aponta a existência de falhas.
Por fim, um fator relevante diz respeito à possibilidade de executar diversos tipos de máquinas, com ações diferentes e em massa, cooperando para menores custos de produção.
Quais tipos de CLP existem?
No mercado, você encontra distintos modelos de CLP, com formatos e tamanhos específicos. Alguns são pequenos a ponto de caber no bolso, enquanto outros são bem maiores, com muitas alternativas para os módulos de entradas e saídas no rack. Geralmente, um dispositivo menor possui entradas e saídas fixas, variando de 4 a 6 até 256.
A seguir, veja uma lista com os principais tipos de CLPs que existem:
- Compacto: os sensores ficam incorporados no gabinete único.
- Modular: os sensores ficam localizados em módulos.
- Soft-PLC: incorpora as funcionalidades de um CLP, proporcionando maior flexibilidade e autonomia.
Como a Tecnews pode te ajudar?
Para ajudar a solucionar seus desafios, realizamos a Programação de CLPs com projetos completos conforme a sua necessidade. Tal programação, consiste em efetuar lógicas de intertravamentos e lógicas matemáticas, com o intuito de adquirir a melhor performance da máquina, com a menor intervenção humana possível, sempre visando a qualidade do produto e segurança das pessoas envolvidas no processo.
Ao longo de quase 10 anos de história, focamos em um segmento crescente, o ramo de instalação elétrica industrial. Com isso, a nossa grande missão é atender o mercado desenvolvendo soluções elétricas personalizadas, pois acreditamos que cada cliente tem as suas particularidades.
Pode confiar que com a Tecnews, a certeza é de qualidade nos serviços, pontualidade, especialização contínua, ética, transparência e resultados.
E então?
Como vimos neste conteúdo, a utilização de um CLP na indústria pode beneficiar os processos, agregando maior produtividade e potencial competitivo. Estes pontos, como se sabe, são altamente valorosos para a inserção de um negócio frente a grandes nomes do setor.
Aproveite para conferir o artigo que preparamos sobre a importância da análise energética na indústria. E se desejar, clique abaixo, entre em contato conosco e solicite um orçamento de CLP conosco sem compromisso!