Rua dos Pioneiros, 1127 – Centro – Agrolândia – SC, 88420-000

Seg-Sex 07:30 -12:00 e 13:15 – 18:00

Custos de manutenção: você sabe quais erros contribuem com o aumento?

Custos de manutenção: você sabe quais erros contribuem com o aumento?

Nenhuma máquina, equipamento ou sistema elétrico funciona corretamente se não for bem preservado, não é mesmo? É por isso que os custos de manutenção não podem ser vistos como gastos, mas sim como investimentos.

Recentemente, nós apresentamos aos nossos leitores os 5 indicadores de manutenção que você deve acompanhar na sua indústria.

Entretanto, de nada adianta realizar este acompanhamento se, quando a manutenção for realizada, houverem erros nos procedimentos.

Falamos isso porque, pela nossa experiência no mercado, identificamos alguns equívocos comuns que aumentam e muito os custos de manutenção.

Desta forma, fica difícil obter o retorno esperado ao realizar este importante cuidado com o maquinário da empresa.

Então, vamos ajudar você a evitar os principais erros que elevam os custos de manutenção, para que sua produtividade e orçamento sejam mantidos neste cenário tão desafiador que vivemos. Confira as dicas!

Os custos de manutenção impactam nos ganhos da indústria

De acordo com informações da Abraman (Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos), compartilhadas em artigo da Revista Indústria 4.0, os custos de manutenção equivalem a aproximadamente 5% do faturamento bruto da indústria brasileira.

Os três principais pilares incluídos nesta conta, seriam a mão de obra, materiais de reposição e contratação de serviços.

Nesse sentido, é possível afirmar que as indústrias que adotam cuidados preventivos em seus ativos e sistemas, conseguem não só se antecipar a possíveis falhas, como também otimizam gastos, evitando perdas de produtividade e, assim, grandes prejuízos.

Além disso, precisamos ressaltar que a manutenção de máquinas e equipamentos reflete na segurança industrial e evita grandes riscos aos trabalhadores, e até mesmo penalidades que implicam em mais custos.

Por isso, quando a gestão inclui os custos de manutenção no planejamento, consegue evitar pagamentos de valores excessivos e não esperados lá na frente.

Não podemos esquecer que esta é uma estratégia alinhada com o movimento da Indústria 4.0, uma vez que a tecnologia hoje permite um melhor acompanhamento dos ativos e, assim, facilita e agiliza a forma como os negócios podem oferecer mais qualidade às operações.

Custos de manutenção: você sabe quais erros contribuem com o aumento?
Quando a gestão inclui os custos de manutenção no planejamento, consegue evitar pagamentos de valores excessivos e não esperados lá na frente.

Evite estes erros na manutenção

Você já fez um planejamento dos cuidados que deve realizar com os ativos da indústria, organizou o cronograma de paradas necessárias e contatou os profissionais que realizarão os serviços nas instalações. Este já é um começo cheio de acertos!

Mas, de nada vai adiantar seguir uma frequência de atividades preventivas se os erros que vamos apresentar aqui fizerem parte dos processos. Isso porque, quando eles estão presentes, os custos de manutenção da indústria aumentam muito.

Com isso, todo o investimento e dedicação que você teve com isso se perdem, bem como, os lucros que você poderia alcançar com máquinas, equipamentos e sistemas operando em alta eficiência.

Por isso, acompanhe na leitura tudo o que você precisa fazer para não deixar estes equívocos atrapalharem seus planos. As soluções são baseadas em nossa experiência de mercado e também em conteúdos compartilhados pela Revista Ferramental e pelo portal Inovação Industrial.

Erro 1: não ter um histórico de manutenção

Para realizar uma boa manutenção, é importante ter em mãos muitas informações. Nesse sentido, é necessário ter o histórico da máquina, equipamento ou sistema que será avaliado, para assim poder realizar um comparativo dos resultados, que serão norteadores das próximas ações.

Você também deve seguir as recomendações técnicas dos fabricantes das soluções. As ações precisam se baseadas nestes dois fatores, ou elevarão os custos de manutenção.

Em primeiro lugar, você não saberá se as prevenções anteriores estão surtindo efeito e, em segundo lugar, podem haver erros de instalação ou consertos que inviabilizarão o bom uso dos ativos, refletindo em mais gastos lá na frente.

Erro 2: não modernizar processos e equipamentos

Segundo um estudo da PWC (Price Water House Coopers), compartilhados também pela Revista Indústria 4.0, as novas tecnologias permitem a redução do custo de manutenção, eliminando em até 70% as falhas da fabricação.

Além disso, as decisões envolvidas nestes processos que são baseadas em dados, podem aumentar a produtividade em até 30%, o que reflete diretamente na lucratividade dos negócios.

Por isso, é importante considerar investimentos na atualização dos ativos, bem como, nos itens utilizados para a manutenção. Para que, desta forma, obter informações precisas, que orientem, em tempo real, as mudanças para manter o andamento da indústria.

infográfico automação industrial

Erro 3: Não calcular a vida útil dos componentes

É fato que todo e qualquer produto tem um prazo de duração. Logo, saber a vida útil de cada ativo é fundamental para já incluir no orçamento a sua reposição. Assim, fica mais fácil planejar e investir neste custo de manutenção.

Desta forma, é possível antecipar as condições de compra deste novo produto, refletindo em aquisições com os melhores preços.

A falta deste acompanhamento implica em “surpresas” e investimentos no produto que estiver disponível mais rápido, sendo que este pode ser, muitas vezes, o mais caro e não ter tanta qualidade.

Erro 4: falta de seriedade do fornecedor/fabricante

Qualquer descuido na hora das manutenções pode refletir em grandes prejuízos e elevar os custos. Por isso, os responsáveis por estes serviços devem ser profissionais sérios, com credibilidade, experiência, capacitação e certificados para as atividades.

Imagine esta situação: um trabalhador sem experiência na área vai realizar o serviço e se acidenta. Não precisamos nem continuar a história para você entender o quanto tem a perder neste caso, não é mesmo?

A falta de conhecimento técnico implica, além de riscos à segurança dos envolvidos, a realização de uma manutenção que não será eficaz. Além disso, quem não sabe operar as ferramentas necessárias corretamente, pode até mesmo acabar danificando os ativos.

E ainda, ao realizar a manutenção, o profissional deve estar atualizado com as demandas do mercado. Ao contrário, não saberá lidar com máquinas, equipamentos e sistemas de última geração.

E então?

Estes são os principais pontos de atenção que você precisa ter para não elevar os custos de manutenção da indústria. Se você precisa de serviços de alta qualidade e eficiência, conte com a Tecnews!

Nossos técnicos são altamente qualificados e treinados para realizar instalações e manutenções elétricas na indústria. Eles contam com certificações nos cursos de NR-10, NR-33 e NR-35. E todos os equipamentos usados em seus serviços são de última geração.

Desta forma, sabemos como atender às suas necessidades industriais sem elevar os custos de manutenção. Quer saber mais? Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso.

Soluções elétricas industriais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *