O quão eficiente é a sua indústria? Você já ouviu falar em Data Driven? Esse conceito se refere à tomada de decisão guiada por dados, visando resultados ainda mais eficientes. Assim, através da análise de cenários, é possível antecipar decisões e elaborar estratégias mais assertivas.
Se para algumas indústrias, essa já é uma realidade, para outras, ainda é preciso explorar o poder da união de informação, o que pode cooperar para o melhor posicionamento do negócio, inclusive, diante do mercado.
Imagine que você tem um grande projeto, mas não tem tanta base do passado para entender o que melhor pode atender às demandas de tal projeto.
Quais são as probabilidades de ocorrência de erros que poderiam ser evitados com uma boa gestão, de modo a ter clareza do contexto e até mesmo das oportunidades que podem ser geradas? Provavelmente, a ocorrência de erros é grande.
Entretanto, se você definitivamente não quer vivenciar situações desnecessárias, aprenderá muito com este conteúdo! Nele, você descobrirá os benefícios da Gestão Guiada por Dados e como aplicá-la! Continue a leitura e confira!
Data Driven: veja quais são as vantagens!
Antes de visualizar quais são as vantagens do Data Driven, é válido saber que para a inserção desse conceito, será importante extrair informações de diferentes fontes e não apenas de um único setor da sua indústria, afinal, a ideia é justamente ter um apanhado rico para que os passos a serem dados a partir do que será obtido sejam, de fato, inteligentes.
Talvez, seja um bom momento para se livrar daquela clássica má relação com os números, presente na vida de muitas pessoas e negócios. Lembre-se que eles existem para auxiliar no crescimento da sua indústria, portanto, são muito mais positivos do que negativos, concorda?
A seguir, veja a lista de vantagens do Data Driven!
Agilidade e eficiência
Um dos benefícios de aderir ao Data Driven está na agilidade e eficiência proporcionada. Você pode pensar, com isto, na questão da automatização dos centros de comando e painéis de automação, onde tudo está conectado e gerando dados.
Nesse sentido, a importância desse controle é alta, pois por meio dos dados dos relatórios, é possível trabalhar para melhorar o trabalho da equipe, bem como, os processos e operações do negócio como um todo.
Hoje em dia, o que não faltam são opções de plataformas que permitem realizar o gerenciamento de dados processuais, monitorando diversos pontos que, muitas das vezes, escapam no dia a dia.
Além disso, não se esqueça que ao analisar os dados, fica mais fácil prever cenários e assim antecipar ações que podem gerar bons saldos para a indústria.
Possibilidade de inovar
Saiba ainda que é possível inovar ao fazer tal adesão! Isso se viabiliza devido à clareza acerca dos acontecimentos anteriores e dos objetivos corporativos. Supomos que você tenha o plano de firmar uma parceria com determinado fornecedor para projetos elétricos, mas tem dúvidas se essa seria uma boa ideia.
Uma dica para lidar com isso é pesquisar o histórico do fornecedor em mente, o que a sua indústria considera mais relevante nessa escolha e qual seria a pior coisa que poderia acontecer ao fechar esse contrato. Isto é, o que precisa ser feito é dedicar atenção às informações para que até a inovação se estabeleça com base em estratégia.
Maior qualidade de produtos e serviços
Uma coisa é fato: se você tem substancial entendimento do seu negócio, mais fácil é criar produtos e serviços de qualidade voltados para os clientes.
A partir de relatórios, por exemplo, fica viável analisar quais foram as maiores vendas dos últimos períodos e onde ocorreram quedas. A meta deve ser mapear tudo para constar no banco de dados da indústria.
Ademais, essa é uma etapa que agrega à experiência do consumidor, fomentando potencialmente o lugar da corporação perante à concorrência, já que os clientes estão cada vez mais atentos às suas aquisições, como também entendem que dispõem de variadas opções à sua disposição.
Democratização da informação
Ao realizar a gestão com base em dados, você democratiza as informações e confere maior autonomia para os colaboradores. Isso porque, através do compartilhamento e integração de informações, a tendência é que os profissionais precisem recorrer menos aos gestores, reduzindo também o tempo entre as ações, o que é altamente relevante para o aumento da produtividade.
No fim, o processo se torna muito mais prático e menos burocrático, fazendo com que cada pessoa desempenhe o seu papel adequadamente, sem perdas e sem ruídos na comunicação.
Um ponto a ser citado é que, para uma implementação eficaz, deve ser entendido por toda a equipe o valor do Data Driven, pois cada um poderá contribuir para a expansão dos dados.
E então?
Como vimos neste conteúdo, investir em uma gestão Data Driven, coopera em diversos níveis para a otimização dos processos internos da indústria e também na forma como se dará a sua expansão, já que isso requer decisões assertivas, comumente, pautadas ao observar determinado histórico.
Para continuar entendendo mais sobre o assunto, confira nosso blogpost sobre Automação é o caminho para indústrias crescerem no mercado brasileiro nos próximos anos!