Você já conhece o conceito de Indústria 4.0? Ou já aplica isto em seu negócio?
Esta ideia abre inúmeras oportunidades para as empresas se adaptarem e criarem um processo produtivo muito mais automatizado, eficiente, competitivo e lucrativo.
Por isso, apresentamos a seguir qual o significado de Indústria 4.0, o cenário e expectativas do setor, impactos que ela pode gerar e como aplicar este conceito na sua indústria! Boa leitura!
O que é a Indústria 4.0 e seus fundamentos
Para entender o conceito de Indústria 4.0 é necessário compreender os contextos e momentos do cenário industrial.
As 3 primeiras revoluções industriais foram as responsáveis pela produção em massa, sistema de linhas de montagem, eletricidade e tecnologia da informação, o que trouxe um grande crescimento para o setor.
Já a 4ª revolução, conforme o site Indústria 4.0, tende a gerar um impacto muito mais exponencial, onde a principal característica é a fusão do mundo físico, digital e biológico através da tecnologia.
Nesse sentido, podemos entender por Indústria 4.0 uma forma de atualizar e aprimorar os processos e tecnologias utilizadas nas indústrias, tornando as empresas mais independentes e inteligentes. Além disso, a automação também exerce um papel fundamental neste contexto.
Mas sabemos que este tipo de adequação e crescimento depende diretamente de questões como cenário econômico e obstáculos encontrados no mercado de atuação.
Por isso, a seguir abordamos um pouco dos desafios e expectativas do setor industrial no Brasil!
Desafios e expectativas do setor industrial
A indústria é um dos primeiros setores a sentir o impacto durante crises e problemas econômicos. Em um momento pós-pandemia, isto se torna ainda mais claro.
Apesar dos desafios apresentados pela economia brasileira, os dados apontam a Indústria 4.0 como uma grande oportunidade para o Brasil.
Ainda segundo o portal Indústria 4.0, hoje a indústria representa menos de 10% do PIB brasileiro.
Além disso, o Brasil ocupa a 69ª colocação no Índice Global de Inovação, onde são avaliados os critérios de performance de diferentes países, relacionados a questões de inovação, crescimento da produtividade, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, educação, exportação de tecnologias, entre outros.
Um ponto de atenção é que o Brasil tem caído no ranking de eficiência da inovação, o que nos mostra que temos ainda muitas oportunidades a serem aproveitadas.
Outros dados interessantes que o portal mostra são:
- Entre os anos de 2006 a 2016 a produtividade da Indústria no Brasil caiu mais de 7%;
- No Índice Global de Competitividade da Manufatura, o Brasil caiu da 5º posição em 2010 para a 29º posição em 2016;
- No Relatório “Readiness for the Future of Production Report 2018” o Brasil está na 41ª posição em termos de estrutura de produção, e na 47ª posição nos vetores de produção da indústria.
Estes números nos mostram todo o potencial que o Brasil ainda tem a explorar no segmento industrial, e como soluções tecnológicas e de automação podem fazer a diferença nos resultados das indústrias.
Entenda o impacto da Indústria 4.0
A Indústria 4.0 e todos os seus benefícios e características geram um grande impacto sobre o mercado.
São desde questões relacionadas à produtividade, controle do processo produtivo, customização e personalização, até, principalmente, a redução de custos operacionais.
Conforme um levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Indústria 4.0 pode economizar R$ 73 bilhões ao ano para o Brasil.
E, além disso, os ganhos de eficiência produtiva podem gerar uma economia de R$ 31 bilhões.
Tudo isso reflete no aumento de produtividade, redução em despesas de manutenção do maquinário e do consumo de energia.
Além disso, essa evolução nas tecnologias industriais também contribui significativamente para a redução dos impactos ambientais.
Desta forma, otimiza as emissões de CO², tornando a produção brasileira mais sustentável.
Mas, como de fato aplicar este conceito na sua indústria? Continue a leitura para entender como introduzir a Indústria 4.0 no seu negócio!
Como aplicar este conceito na sua indústria?
O primeiro passo, apesar de simples, é fundamental: entender completamente o significado de Indústria 4.0, suas possibilidades e impactos.
Em seguida, tenha como parceiros da sua empresa fornecedores que ofereçam soluções alinhadas à sua necessidade, que possam contribuir nesta jornada.
Também é necessário preparar o negócio para investir nas tecnologias necessárias conforme sua área de atuação.
O investimento em soluções 4.0 é o que mais coloca a sua indústria no caminho da mudança e aumento de competitividade, se destacando no mercado.
Outra característica deste processo de adaptação é ter mais eficiência no processamento de informações. Assim, a tomada de decisão é mais rápida, direta e assertiva.
A descentralização da produção também é essencial para dar mais velocidade aos ajustes e soluções conforme as necessidades da indústria.
Assim, seu negócio ganha processos mais otimizados e uma atuação mais estratégica por parte dos gestores, por exemplo.
E então, sua indústria já está se adaptando ao conceito 4.0? Para conferir mais conteúdos como este, continue acompanhando nosso blog!