Quando o assunto é “melhor prevenir que remediar”, não podemos deixar de falar na importância da manutenção preventiva em equipamentos. Você que trabalha para solucionar problemas e toma decisões que melhoram o dia a dia da indústria, precisa ficar atento a pontos importantes relacionados a este tema.
Isso porque, todo processo industrial exige uso de equipamentos. Logo, este uso necessita cuidados específicos para evitar problemas no desempenho, desgastes ou custos. Com a manutenção preventiva dos equipamentos, você terá reflexos positivos na agilidade e qualidade da produção.
Além disso, com ela você garante mais segurança aos trabalhadores da indústria. Hoje, o Brasil ainda acumula altos índices de acidentes com máquinas e equipamentos. Entre 2012 e 2018, por exemplo, segundo dados do Ministério Público do Trabalho, foram mais de 528,4 mil acidentes de trabalho registrados.
Então, siga em frente com a leitura e veja quais pontos merecem ainda mais atenção ao gerenciar as manutenções preventivas em equipamentos e melhorar o dia a dia da indústria!
Manutenção preventiva x corretiva
Para início de conversa, você realiza trocas de óleo e peças do carro com uma certa frequência, ou antes de longas viagens, não? Também se consulta com médicos para fazer exames de rotina e acompanhar a saúde?
Se sim, você sabe a importância e a diferença da manutenção preventiva em relação à corretiva. Afinal, já diziam os antigos: é melhor prevenir que remediar.
A manutenção corretiva é pensada em equipamentos que têm a capacidade afetada inesperadamente. Logo, o objetivo neste caso é o de fazer a manutenção para que a alta performance seja retomada após danos ou problemas de funcionamento. Entretanto, o ideal é não esperar a manutenção corretiva acontecer.
Esta é a importância da manutenção preventiva. Ela deve fazer parte do seu planejamento de trabalho e ser realizada em todos os equipamentos, de acordo com o cronograma estabelecido. Desta forma, a prevenção evitará as paradas inesperadas e, assim, as quedas na produtividade.
5 pontos de atenção na manutenção preventiva
Agora que já falamos do quanto é importante incluir a manutenção preventiva no seu dia a dia de trabalho, vamos aos pontos de atenção na hora de realizá-la. Pois, sabemos que, na sua intensa e atarefada rotina, repleta de compromissos e responsabilidades, você precisa dar atenção a muitos pontos.
Para ajudá-lo a realizar uma manutenção preventiva assertiva, listamos alguns assuntos que merecem estar no foco neste momento. Com este checklist, você agilizará suas atividades, enquanto mantém a alta produtividade dos processos. Vamos lá?
1. Tenha muitas informações em mãos
O primeiro passo antes de qualquer manutenção preventiva é saber tudo sobre o atual funcionamento dos equipamentos, incluindo o tempo de uso, consumo e performance. Tudo isso será fundamental para o passo a seguir, que é a construção do seu cronograma de manutenção preventiva.
2. Organize seu cronograma de manutenção preventiva
Lembra o que foi dito sobre o cronograma de manutenção? Então, aqui é a hora de transformar as informações listadas anteriormente em planos de ação.
Só assim você poderá realizar comparações sobre a performance do presente com o futuro. E ainda compreenderá mais sobre seus custos e quais equipamentos devem ser priorizados na manutenção.
3. Coloque o planejamento em prática
Depois de construir este completo banco de dados e compreender o que deve ser feito, é hora de executar.
E sabemos que, para isso, você deverá considerar pontos como a parada planejada das atividades e dos colaboradores envolvidos nesta área que receberá a manutenção preventiva.
Então, antes de agir, comunique e organize seus processos para que não haja perdas de produtividade.
4. Saiba como economizar
A manutenção preventiva costuma ser mais barata que a corretiva, uma vez que você se antecipa aos incidentes e poderá corrigi-los antes mesmo que aconteçam.
Entretanto, já ouviu falar que “o barato sai caro?”. Nesse sentido, preste atenção no custo-benefício na troca de peças e também priorize contratar empresas especializadas nestes serviços.
Afinal, nem sempre o mais barato será o mais rentável no seu futuro, trazendo muitos prejuízos lá na frente.
Sendo assim, uma pesquisa de mercado e de orçamentos é fundamental para não sair perdendo nessa etapa.
5. Capacite sua equipe
Agora que os equipamentos estão em ordem, é hora de reforçar com sua equipe as boas práticas de trabalho.
Afinal, somente realizando o uso correto é que os benefícios da manutenção preventiva serão alcançados. Por isso, capacite seus profissionais com instruções assertivas.
Assim, ao entender melhor sobre as atividades em questão, eles também poderão ajudar você caso percebam que algo está errado no funcionamento, otimizando ainda mais o trabalho preventivo.
E então?
Gostou das nossas orientações para realizar a manutenção preventiva? Esperamos que elas contribuam com sua rotina de trabalho e com suas atividades na indústria.
Ao priorizar estes cinco pontos de atenção, você poderá manter a produtividade, enquanto reduz custos e melhora a performance e uso dos equipamentos e instalações. E ainda contribuirá com a segurança industrial, um ponto que merece bastante atenção no Brasil.
Também não deixe de compartilhar as informações com seus colegas de profissão! Ao levar à frente o conhecimento, você poderá engajar melhorias em mais processos, que juntas refletem no crescimento do nosso país.