Rua dos Pioneiros, 1127 – Centro – Agrolândia – SC, 88420-000

Seg-Sex 07:30 -12:00 e 13:15 – 18:00

Um fornecedor ou mais para executar um projeto de automação?

Um fornecedor ou mais para executar um projeto de automação?

Ao planejar e executar um projeto de automação, sua indústria deve contar com diferentes fornecedores ou firmar apenas uma parceria de maior qualidade?

Existem diversos fatores que devem ser considerados neste momento para tomar uma decisão mais assertiva e assim garantir uma boa execução. 

Por isso, abordaremos neste conteúdo qual a importância do fornecedor, as vantagens de ter um único parceiro no seu projeto e quais riscos a indústria corre ao diversificar muito os fabricantes. Boa leitura!

Projeto de automação: entenda a importância do fornecedor

Em um projeto de automação é possível lidar com os fornecedores de diferentes maneiras. 

Algumas indústrias preferem centralizar tudo em apenas um fornecedor, enquanto outras variam, escolhendo um fabricante para os materiais, uma empresa para desenvolver o projeto e outro fornecedor para executá-lo, por exemplo. 

Mas, antes de entender qual destas formas é a ideal para o seu negócio, é preciso compreender a real importância dos fornecedores em seus projetos. 

Contar com um bom fornecedor, principalmente no segmento industrial, é fundamental para garantir resultados mais positivos, um processo produtivo eficiente, e seja direta ou indiretamente, a satisfação dos seus clientes. 

Desta forma, o fornecedor desempenha um papel estratégico na indústria. Por isso, é preciso que ambos os lados ofereçam e obtenham benefícios, para que se crie um relacionamento duradouro e vantajoso. 

Nesse sentido, o site Indústria Hoje nos apresenta dois modelos de abordagens referentes ao fornecimento na indústria:

Modelo tradicional

Aqui o fornecedor é responsável apenas pela venda dos recursos e matérias-primas utilizadas no seu processo de produção.

Assim, ele faz parte da cadeia de suprimentos, mas desempenha um papel básico.

Modelo atual

O modelo atual considera o fornecedor como agente estratégico da sua cadeia de suprimentos.

Neste caso, ele vai muito além da simples comercialização de itens e serviços necessários, executando atividades de controle e gestão para garantir que a entrega à sua indústria seja mais eficiente.

É com este modelo que você pode firmar uma relação de parceria e obter maiores vantagens em suas negociações, além de elevar a qualidade do projeto de automação. 

Com estas informações, podemos perceber que atuar com poucos fornecedores, ou neste caso, com um fornecedor exclusivo, facilita a criação desta relação ganha-ganha e estratégica. 

Mas, sabemos que um dos principais receios de quem faz a gestão da cadeia de suprimentos é depender de um único fornecedor e ter imprevistos durante o processo. 

Por isso, destacamos a importância de selecionar fornecedores de qualidade, de confiança, com grande expertise na sua área de atuação e que tenham uma boa credibilidade no mercado.

Agora, com isto em mente, confira a seguir quais são as principais vantagens de contar com apenas uma empresa para realizar o seu projeto de automação!

3 vantagens de contar com um fornecedor para executar o projeto de automação completo

Além dos benefícios já descritos, existem ainda outras vantagens de negociar com apenas um fornecedor em seu projeto.

A principal delas está relacionada à redução de custos proporcionada em sua indústria.

Isso porque, você terá menos contratos para gerenciar, menos burocracia, despesas menores com entregas de peças, entre outros fatores.

A comunicação também é mais fácil quando temos menos pessoas envolvidas no projeto.

Pois a resolução de problemas e imprevistos e a tomada de decisão ficam mais simples desta forma.

Outra vantagem é a otimização do tempo de quem realiza a gestão de fornecedores na sua indústria.

Com um único parceiro no projeto as demais atividades são mais descomplicadas e se tornam mais rápidas, agilizando inclusive a finalização do projeto.

Riscos de contar com diversos fornecedores para o seu projeto

Por outro lado, ao negociar com diversos fabricantes, apesar de ter à disposição uma variedade maior de produtos e serviços, outras questões importantes são prejudicadas.

O primeiro ponto é justamente a qualidade do serviço, que por ter a influência de diversos profissionais, pode ter a qualidade do resultado afetada. 

Outro risco que sua indústria corre é o atraso na entrega de peças e equipamentos necessários ao projeto. Porque isso dependerá de diferentes empresas, e cada uma possui seu processo de logística.

E também nos leva à questão de que o projeto final pode ter algumas diferenças e incompatibilidades entre seus elementos. Este é mais um fator que pode comprometer a qualidade.

Por fim, de certa forma todo o projeto se torna mais difícil de gerenciar: tanto as datas, preços, entregas e profissionais.

E então?

Como vimos neste conteúdo, os fornecedores desempenham um papel fundamental e estratégico na cadeia de suprimentos de uma indústria.

Principalmente quando consideramos um projeto tão específico quanto a automação industrial.

Por isso, indicamos que o seu negócio estabeleça uma parceria exclusiva com um fornecedor de confiança e que ofereça serviços eficientes.

Conforme todas as vantagens que citamos, sua indústria só tem a ganhar se adotar esta prática. Além disso, reduzirá os riscos de atrasos e imprevistos.

Portanto, ao planejar um projeto como este, analise todas as possibilidades e as necessidades da empresa para tomar a decisão. Esperamos que este conteúdo e as nossas dicas contribuam para que você possa realizar a melhor escolha para a sua indústria!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *