Rua dos Pioneiros, 1127 – Centro – Agrolândia – SC, 88420-000

Seg-Sex 07:30 -12:00 e 13:15 – 18:00

sistema scada ou ihm

Sistema SCADA ou IHM: qual é a melhor solução para uma indústria têxtil?

A indústria têxtil, historicamente, é uma indústria operada por máquinas. Para ilustrar isso, basta pensar no sistema SCADA ou IHM, ambos jeitos de melhorar o trabalho através da automação.

A verdade é que com o aumento da competitividade, as empresas precisam ir atrás de soluções capazes de gerar diferenciais, otimizar a rotina de tarefas e ampliar a produtividade. A tecnologia, parece ser então uma maneira viável de se atingir tais objetivos.

Talvez seja uma boa hora para questionar o uso que a sua indústria tem feito desse mecanismo. Vale a pena estudar quais são os meios altamente valiosos para potencializar o seu negócio e, sem dúvidas, a automação pode agregar a esse estudo.

Neste conteúdo, você verá qual é a melhor solução para uma indústriatêxtil entre o sistema SCADA e o IHM. Pretendemos mostrar como os desafios do segmento têxtil podem ser trabalhados com tais apoios, além dos benefícios adquiridos. Continue a leitura e confira!

Sistema SCADA ou IHM: confira as principais vantagens e diferenças

O sistema SCADA, também conhecido como sistema supervisório, pode ser entendido como um programa que serve para mostrar dados capturados por sensores. Com isso, ele torna possível visualizar informações acerca de determinados processos industriais do ramo têxtil.

Ele é útil para que os gestores possam acompanhar os dados referentes às suas ações, podendo obter também a análise de tais informações, que são processadas e armazenadas em um banco de dados.

Já o IHM, é uma sigla que em tradução seria Interface Homem-Máquina ou Interação Homem-Máquina. Na prática, é um software ou componente usado pelas indústrias quando o intuito é facilitar a automação na área.

Com esse sistema, os profissionais, as máquinas e as plantas de produção podem se comunicar facilmente. Outra característica é que ele traduz quantidades elevadas de dados com alto nível de complexidade, simplificando os mesmos e criando um meio para que se controlem as máquinas e toda a produção remotamente.

Em ambos os sistemas, o que se vê é a otimização produtiva alinhada às estratégias para tornar a rotina das fábricas mais ágil e inteligente. Essa já é uma demanda progressiva em curso, com base na visão de que aos seres humanos o que cabe são tarefas com viés criativo e pensante, enquanto tarefas mais técnicas podem ser robotizadas.

Nesse sentido, caso a sua indústria tenha o interesse na aquisição do sistema SCADA ou do IHM, é imprescindível que haja clareza quanto às particularidades de cada um. A ideia é realmente se certificar de que o investimento será bom para o segmento, operando como uma solução, ao invés de ser apenas mais um gasto desnecessário. 

Veja então, a seguir, quais são as principais vantagens e diferenças entre os softwares de automação!

Sistema SCADA

  • Viabiliza a visualização geral das ações de modo simples e rápido, permitindo um maior controle dos dados e operações do setor;
  • Ele é intuitivo, o que torna a programação fácil de ser utilizada, além de permitir que alterações sejam feitas a qualquer momento, de modo a agir conforme as alterações processuais em vigência;
  • O sistema SCADA aceita trabalhar com diferentes fabricantes de hardwares e softwares, e também pode ser aplicado em computadores comuns, que utilizam sistemas como o Windows;
  • Algo bem positivo é que ele controla valores predefinidos das disposições móveis do processo, tais como temperatura e umidade.

IHM

  • Possui telas enxutas que facilitam o manuseio no setor têxtil e facilitam os controles de forma eficaz;
  • Com esse sistema é possível observar em tempo real o resultado das atividades;
  • Diferente do sistema SCADA, ainda há grandes barreiras no campo da precificação, já que há, por exemplo, Interfaces Homem Máquina, bem caras nos modelos mais antigos;
  • Apesar de serem mais robustos, o mais habitual é que um IHM continue compatível com os projetos passados, o que pode ser um problema em uma situação em que a empresa opte por trocar equipamentos de automação;
  • Outro ponto é que ele possibilita supervisionar KPI’s, o que pode ser positivo para o acompanhamento geral, visando analisar, inclusive, a existência de falhas que podem ser revertidas com alterações simples de rotina.

E então?

Como vimos neste conteúdo, a indústria têxtil, que historicamente, é uma indústria operada por máquinas, vem ingressando com força na esfera tecnológica. Isso possibilita avanços de qualidade nos processos, com o uso dos sistemas de automação, como o SCADA e o IHM.

A conclusão que se pode ter, após a disposição entre cada um é que é fundamental conferir quais são os objetivos e necessidades da sua indústria para uma compra mais assertiva.

Entretanto, o sistema SCADA gera certos retornos para o segmento que o IHM ainda não é capaz de gerar, como no que se refere à portabilidade.

Seja qual for a sua escolha, a Tecnews existe para te auxiliar com as nossas variadas soluções para a indústria têxtil! Aqui você economiza tempo e otimiza os processos com uma solução elétrica completa! Acesse agora mesmo e confira o que temos para você!

Orçamento
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *