Rua dos Pioneiros, 1127 – Centro – Agrolândia – SC, 88420-000

Seg-Sex 07:30 -12:00 e 13:15 – 18:00

Manutenção industrial não deve ser deixada de lado em períodos de crise!

Manutenção industrial não deve ser deixada de lado em períodos de crise!

Se você não quer correr o risco de paradas não programadas, quer reduzir custos e manter a eficiência de instalações e equipamentos, não pode ignorar a manutenção industrial.

Ainda mais em tempos de crise, onde qualquer queda de resultado pode gerar grandes prejuízos e perdas de competitividade.

Neste cenário, apresentamos a seguir algumas orientações que podem contribuir com a sua gestão da manutenção na sua indústria.

São dicas sobre planejamento e outros pontos de atenção primordiais para o bom andamento da produção. Afinal, a economia caminha rumo à recuperação, e sua indústria não pode ficar para trás!

Então, continue a leitura e aproveite o conhecimento compartilhado pela nossa equipe para otimizar seus projetos de melhorias e o gerenciamento da manutenção com o melhor custo-benefício!

Por que dar mais atenção à manutenção industrial agora?

Temos algumas informações para justificar porque a manutenção industrial deve ter um foco maior no cenário em que vivemos.

Desde o ano passado, o mundo tem enfrentado os diversos impactos gerados pela pandemia. E isso com certeza também afetou o trabalho na sua indústria, não é mesmo?

Saiba que você não está sozinho. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa compartilhada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), a produtividade do trabalho industrial no setor de Transformação caiu 0,6% em 2020 em comparação a 2019.

Ainda houve queda de 4,6% no volume de bens produzidos, e redução de 4,1% de horas trabalhadas. Desta forma, foi registrada a primeira queda de produtividade do trabalho industrial brasileiro desde 2014.

Mas, já é possível perceber melhorias no atual cenário. Conforme também apurado pela CNI, sete em cada dez empresas retomaram níveis de emprego e de faturamento como era no pré-pandemia.

E sabe como as indústrias estão conseguindo se recuperar? Adotando novas estratégias e realizando investimentos durante a crise. Os entrevistados da pesquisa da CNI apontaram que:

O que podemos constatar dos números compartilhados neste estudo é que a manutenção industrial não ficou de fora das estratégias das empresas brasileiras em tempos de recuperação.

Isso porque, ela está diretamente associada aos pontos listados, contribuindo com a redução de custos e otimizando as operações produtivas.

E agora você vai conhecer dicas que contribuem com a sua gestão e ajudam a elevar os resultados da indústria mesmo em tempos de crise!

3 dicas para a realizar a manutenção industrial na crise

Sabe por que você deve ficar atento à manutenção industrial da sua indústria? Porque não há tempo a perder quando o assunto é reduzir custos e manter a alta produtividade.

E esta é uma estratégia que contribui não só com o alcance destes dois objetivos, como ajuda sua indústria a superar a crise e manter a competitividade no mercado.

Então acompanhe as dicas que temos a compartilhar para você manter a manutenção industrial em dia e elevar o crescimento mesmo em tempos difíceis!

1. Antecipe-se com um bom cronograma

Ter um bom cronograma de manutenção é fundamental para manter as operações e evitar prejuízos. Além disso, ajuda você a otimizar muitos custos.

Lembra quando apresentamos em nosso blog os 5 pontos de atenção para sua manutenção preventiva? Então, nesta ocasião reforçamos o quanto a manutenção industrial deve fazer parte do seu planejamento de trabalho e deve ser realizada em todos os equipamentos.

Para isso, você precisa ter muitas informações em mãos sobre o atual funcionamento dos equipamentos, como tempo de uso, consumo e performance. Pois, só a partir da comparação destas informações obtidas em diversos períodos, você poderá executar um cronograma assertivo para sua indústria.

E com um cronograma bem elaborado, é possível antecipar a compra de peças de reposição, melhorando negociações e o custo-benefício. Esta estratégia ainda ajuda a melhorar o tempo de vida útil dos ativos.

E em casos de necessidade de parada de produção para a manutenção, você poderá decidir qual será o melhor dia e horário para isso não afetar a produtividade.

2. Modernize seus processos

No começo deste conteúdo, mostramos que 39% das indústrias brasileiras adquiriram novas máquinas e equipamentos. Logo, investir em soluções mais modernas é uma estratégia que pode elevar a competitividade e reduzir a manutenção industrial.

Ainda assim, é possível também introduzir nas operações softwares de gestão e outras tecnologias que ajudem você a acompanhar os resultados em tempo real e até mesmo de forma remota.

Estas são algumas das possibilidades da indústria 4.0, conceito cada vez mais presente no dia a dia dos negócios, principalmente como aliadas nos tempos de crise.

3. Fique atento aos indicadores de manutenção

Ao elaborar um cronograma eficiente de manutenção industrial, com ferramentas modernas de gestão de informações, é possível acompanhar com muito mais facilidade os indicadores da sua indústria.

E como também já reforçamos aqui no blog, estes indicadores de manutenção são aliados na superação de desafios em tempos de crise.

Portanto, reserve um tempo na sua rotina para dar atenção à manutenção preventiva, MTBF, MTTR, Availability e HH da sua indústria. Isso porque, ao saber cada um destes resultados, é possível elevar o desempenho da produção e acompanhar a evolução do mercado, mantendo a indústria longe de riscos.

E então?

Só falta uma dica para você trabalhar ainda melhor na sua manutenção industrial em períodos de crise. Você precisa ter ao seu lado parceiros em quem possa confiar para realizar estas atividades.

E isso você encontra na equipe Tecnews! Nossos profissionais estão alinhados com suas necessidades e sabem como atendê-las com muita experiência.

Isso porque, para realizar serviços de instalação e manutenção elétrica industrial, temos à disposição técnicos qualificados e altamente capacitados.

Eles são certificados nos cursos de NR-10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade), NR-33 (Trabalho e vigia em espaços confinados) e NR-35 (Trabalho em altura).

Falando em normas da indústria, você sabe quais normas você precisa ficar atento na sua indústria? Baixe o infográfico gratuito que criamos para te ajudar a manter a segurança das atividades!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *