Rua dos Pioneiros, 1127 – Centro – Agrolândia – SC, 88420-000

Seg-Sex 07:30 -12:00 e 13:15 – 18:00

Machine Learning

Machine learning: entenda como ele está sendo usado para reinventar processos!

Os avanços tecnológicos têm dia após dia revolucionado os processos e facilitado as rotinas de trabalho. Uma das formas possíveis de se explicitar isso é através do machine learning, que se refere ao aprendizado de máquinas, muito presente no mundo atual.

Esse aprendizado, em grande parte utilizado para tornar menos manuais as ações humanas, gerando menos gasto de tempo, contribui para diversas operações baseadas em dados, isto é, pelo chamado big data.

Aqui, estamos falando da aplicação de inteligência artificial viabilizada pelo entendimento de padrões, que permitem a extração de informações.

Deste modo, o que o machine learning faz é instruir máquinas para que elas sejam capazes de compreender informações, seja qual for o seu nível de complexidade, assim como, seja qual for a sua proporção. Tudo isso, a partir da programação de determinados algoritmos.

Nesse sentido, fique atento, pois neste conteúdo, você entenderá como esse conceito está sendo usado para reinventar processos! Assim, poderá obter bons insights de como utilizá-lo nas suas atividades, o que é altamente relevante, sobretudo, se há o objetivo de elevar o patamar da sua indústria. Continue a leitura e confira!

Machine learning: veja como ele pode reinventar processos!

Pesquisas já apontam que o uso de tecnologia pelas indústrias pode levar a melhores resultados, incluindo maior lucratividade e otimização das demandas. Um exemplo disso é que de acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, melhor é o cenário para as organizações que adotam recursos tecnológicos no período da pandemia.

Aliás, cada vez mais esse é um ponto que difere as companhias que se destacam das que ficam para trás em termos de competitividade.

Ou seja, são mais que válidos os investimentos no intuito de cooperar para as ações industriais. Esse panorama se reforça ainda mais com a estimativa divulgada pela IDC Brasil, consultoria especializada em inteligência de mercado, que aponta a adoção de projetos baseados em IA por 25% das empresas brasileiras.

Em outras palavras, já é visível a incorporação de práticas inovadoras, visando vantagens com isso. A questão é: como andam os seus processos, nesse aspecto? Como hoje eles podem ser melhor trabalhados? Será que há falhas atuais que podem ser superadas com a inclusão de aparatos tecnológicos? Tais reflexões podem ser fundamentais para direcionar a passos mais assertivos.

Para a inserção do machine learning, existem possibilidades, como, na que se refere à automação da produção sob demanda, interessante para ambientes que usam máquinas conectadas às redes de e-commerce.

Entretanto, de modo geral, não é difícil afirmar que tal recurso facilita substancialmente o controle de qualidade, serve para identificar problemas durante a fabricação dos produtos e reduz o tempo das entregas.

Através de um sistema inteligente será possível, por meio da análise do histórico de vendas, prever necessidades futuras, o que é benéfico até mesmo para um melhor planejamento das ações e medidas relevantes.

Já quando o assunto é roteirização, atrativa atividade no campo da logística, o machine learning pode ajudar na seleção das melhores rotas. O mecanismo para isso é o já citado algoritmo, que permite selecionar o caminho mais ágil e seguro.

A seguir, veja outras opções para o uso de machine learning

Manutenção preditiva

Uma indústria parada é altamente prejudicial, o que significa que as máquinas e equipamentos precisam estar em constante funcionamento.

Porém, é comum, por diversos fatores, haver pausas nas operações devido a quebras e falhas, que fazem com que a gestão deva ser rápida na geração de soluções.

Tendo clareza desse cenário, a manutenção deve ser lembrada como um tópico indispensável. Assim, a realização das manutenções preditivas, devem ocorrer em tempo adequado, o que, com o auxílio da tecnologia, é bem simples, já que ela é capaz de encontrar padrões que indiquem o melhor momento para a tarefa.

Atendimento ao cliente

Prestar um bom atendimento ao cliente é essencial para a fidelização no setor, portanto, ao aderir ao machine learning, você contribui para isso.

Soluções como chatbots, por exemplo, se mostram progressivamente eficientes na interação com o público, de modo a entender e atender as questões apresentadas.

Detecção de aspectos anormais

Outro ponto interessante é poder detectar aspectos anormais nos processos industriais. Ao fazer isso, mais simples é garantir a qualidade de cada produto, o que pode ser viabilizado a partir de inspeção visual computacional.

A grande vantagem é, certamente, desfrutar de maior precisão, agilmente, na identificação de possíveis problemas, o que encurta a tomada de decisões e medidas práticas.

E então?

Como vimos neste conteúdo, muitos são os benefícios de aderir ao machine learning, que tem reinventado os processos industriais.

O primeiro passo é ter clareza de que tal investimento será capaz de gerar diversos atributos para as atividades, além de favorecer a empresa no que tange ao seu posicionamento de mercado.

E se você precisa de ajuda para automatizar os processos, conte conosco! Atuamos desde 2003 no ramo de manutenção e automação industrial. Alguns dos serviços que realizamos envolvem:

  • Análise energética;
  • Projetos elétricos industriais;
  • Balanceamento de exaustores e ventiladores em campo;
  • Programação de CLP’s, IHM’s e sistemas supervisórios;
  • Fabricação de CCMs e painéis de automação;
  • Instalação e manutenção de equipamentos elétricos industriais;
  • Inspeção termográfica;
  • Fabricação de banco de capacitores.

Para saber mais sobre as nossas soluções, não perca tempo e entre em contato conosco!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *