Rua dos Pioneiros, 1127 – Centro – Agrolândia – SC, 88420-000

Seg-Sex 07:30 -12:00 e 13:15 – 18:00

Retrofit industrial

Retrofit industrial: saiba o que é e se vale a pena investir!

Inúmeros são os desafios de modernizar e otimizar os processos em uma indústria, pois apesar de fundamentais, podem ser bem custosos. Uma maneira de lidar com isso é através do retrofit industrial, que atualiza máquinas por meio da substituição ou otimização de peças por modelos mais recentes.

Esse processo é relevante, sobretudo, por vivermos em uma era de obsolescência programada, responsável por reduzir o tempo de aquisição de um novo produto. Na prática, o que ocorre é a previsão de sua durabilidade, fazendo com que a fabricação seja pensada já no descarte do material.

Deste modo, é contínua a vontade por novos itens, afinal, os consumidores desejam se manter atualizados acerca das novidades do mundo contemporâneo.

Sob a mesma lógica, o setor industrial visa se cercar de recursos modernos, para que com isso, seja possível agregar valor, potencializar etapas, acelerar resultados e até reduzir custos.

Neste conteúdo, você verá, mais precisamente, como o retrofit industrial funciona e se vale a pena aderir, observando as suas vantagens. Além disso, também poderá entender o papel da automação nos dias atuais. Continue a leitura e confira!

Retrofit industrial: vale a pena investir?

Dia após dia a produtividade se alia e ganha forças com a inovação tecnológica, que permite atribuir valor às atividades, muito em função de seu caráter ágil e inteligente. Com isso em mente, não é de se ignorar o fato de que as mais diversas instituições buscam acompanhar a modernização no setor, se atrelando a uma verdadeira revolução, que muitas vezes, começa com a implementação de uma simples ferramenta.

Entretanto, como a questão financeira ainda é uma realidade para muitas empresas, que não conseguem, por isso, aderir aos avanços, alternativas se fazem necessárias, visando a permanência dos negócios.

Nesse sentido, o retrofit industrial se aponta como um mecanismo atrativo, capaz de posicionar negócios no mercado ao lado de companhias mais experientes e rentáveis, adeptas às fontes tecnológicas.

Com isso, uma máquina ou qualquer equipamento, antes, com pouca produtividade, devido à passagem do tempo, se torna mais funcional, se incorporando a padrões modernos. Tudo isso, claro, sem ter que investir em novos itens.

Algumas das principais vantagens são:

Melhorar resultados de produção

Certamente, quem busca aderir ao retrofit industrial almeja melhorar seus resultados de produção, o que é fundamental para a permanência corporativa, diante de concorrências atentas às transformações digitais.

Por essa ótica, é fato que ao poder contar com peças em ótimo estado, maiores são as chances da operação ocorrer de maneira contínua e eficiente, certo? O que, na prática, contribui para resultados progressivos, que se atrelam aos objetivos macro da indústria.

Inclusive, saiba que até mesmo uma máquina quase no fim de sua vida útil pode ser beneficiada pelo processo em questão, diminuindo as paradas por quebra, facilitando a manutenção e agregando maior segurança à operação.

Reduzir custos

Outro ponto que chama a atenção de quem costuma considerar o retrofit industrial, diz respeito à redução de custos, já que, não havendo a necessidade de comprar um equipamento de fábrica, os gastos são consideravelmente menores.

Ademais, é válido mencionar que isso impacta ainda no valor da energia elétrica, pois recursos defasados comumente resultam em altos custos com eletricidade.

Não parando por aí, fator positivo é também ter que lidar com a redução de manutenções, o que atrapalha o fluxo de demandas, e a depender dos casos, coopera para os atrasos nas entregas, afetando a vida dos clientes e a imagem do negócio.

Ampliar o potencial competitivo no mercado

Por fim, um aspecto bastante interessante se deve à ampliação do potencial competitivo no mercado. Isso porque, como vimos, muitas são as vantagens de incorporar o retrofit industrial, e, portanto, tais pontos contribuem para que a sua indústria seja vista como um referencial, comprometida com a qualidade e com as mudanças vigentes ao longo dos períodos.

Se preferir, você pode começar o quanto antes a aplicar essa ideia, o que deve ocorrer através de algumas etapas seguidas por uma empresa experiente, com profissionais qualificados.

São eles que irão analisar as condições do seu maquinário, visualizando assim o que precisa ser modernizado e qual o melhor jeito de realizar isso.

Após isso, se torna viável a execução, que deverá ser feita a partir da apresentação do projeto detalhado. Posterior a isso, ou seja, à aplicação, será importante que a produção seja acompanhada, no intuito de obter, de fato, o que se pretende.

O papel da automação atualmente

Está mais que claro que o emprego de tecnologia é capaz de agregar e muito às operações industriais. Não à toa, o papel da automação nos dias atuais se mostra expressivo, com ampla procura.

Um dos maiores fatores para isso está relacionado ao elevado número de atividades corporativas, que precisam ser cumpridas, muitas vezes, em prazos curtos.

Isto é, através da inserção de automação, o que temos é a agilidade das demandas, sem interferir na qualidade final. Não obstante, os gastos podem ser reduzidos ao focar a atenção para agir estrategicamente, tornando as demandas menos manuais.

E então?

Como vimos neste conteúdo, a aderência ao retrofit industrial se apresenta como uma possibilidade que pode solucionar diversos problemas. Um deles, sem dúvidas, se direciona à baixa produtividade, que pode ser otimizada sem a aquisição de novas máquinas ou equipamentos.

Agora, se você deseja saber como escolher o fornecedor ideal para contribuir com a automação industrial da sua empresa, baixe gratuitamente o nosso infográfico com tudo o que você precisa considerar nessa seleção!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *